O Evento

Elicer 2017 – Literatura e Inovação

Em sua segunda edição - a primeira foi em novembro de 2015 -, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer) já pode ser considerado um dos mais importantes eventos culturais do interior brasileiro, tanto pela estrutura e programação, como pelo número de público e presença de renomadas personalidades do meio literário. Agora em 2017, o Elicer volta a acontecer neste primeiro semestre, no Centro de Convenções Universidade Algar (UniAlgar), em Uberlândia, Minas Gerais. O tema do evento para este ano é “Literatura e Inovação”.

O Elicer tem como principais objetivos a formação e retenção de leitores a partir do texto literário e a fomentação de contatos diretos entre professores, alunos, autores e instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da Educação. Ou seja, o evento visa proporcionar um ambiente consistente, de conteúdo social e cultural, diversificado e interativo, que incentive, de fato, a leitura por meio da difusão do livro.

Além disso, o Elicer se consolida também como referência para o setor da indústria editorial do País, por se tratar de um projeto que valoriza a característica de feira gerando oportunidades ao empreendedorismo, aos negócios, por conta de se constituir ainda num evento turístico cultural, portanto, atrativo ao público amante da leitura, especialmente, a população do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que habita o entorno de Uberlândia, município onde acontece. E, em termos de visibilidade, o Elicer também se sobressai, pois, além do apelo jornalístico, o evento terá transmissão ao vivo pela internet, podendo ser assistido por pessoas das mais diversas nacionalidades.

Assim, em números, o Elicer é uma verdadeira maratona cultural literária e, o mais importante, com acesso totalmente gratuito a todas as atividades constantes na sua programação.

O Elicer é uma realização da agência Pool Comunicação, e tem como apoiadores o Governo do Estado, a Câmara Brasileira do Livro, a Câmara Mineira do Livro, o Sesc Minas, o Instituto Algar, a TV Integração e a Editora Melhoramentos.

Oportunidades de negócios

Baseado em números e na estrutura da primeira edição, este ano o Elicer continua muito atrativo para potenciais anunciantes e a indústria editorial, como um todo. Em 2015, o Elicer atraiu um público de 38.831 visitantes numa estrutura que teve 113 estandes montados com 268 editoras expondo os seus produtos. O valor médio de consumo por pessoa na feira foi de R$ 115. Na área de abrangência do evento, a média de leitura é de 1,79 livro per capta por trimestre.

Nesta edição do Elicer, com subsidio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a organização do evento estará disponibilizando 15.400 vales livros para serem consumidos na feira a professores e alunos da rede publica estadual, todos cadastrados em sistema de TI com código em QR Code, o que facilita a conferência e operacionalização do processo.

Outra meta diz respeito ao público, que visa agora em 2017, chegar aos 50 mil visitantes nos cinco dias de feira, que conta em sua programação de várias atividades culturais, palestras, oficinas e debates. Na edição anterior, o eixo curatorial do Elicer foi “Literatura”; para este ano é “Literatura e Inovação”. Por conseguinte, uma das propostas dos organizadores é implantar dentro da feira um espaço de inovação tecnológica – inovação entendida como pioneirismo, empreendedorismo e mídias digitais (e-books, audiobooks e cinema digital, entre outros).

Outro atrativo para investidores no evento é a parceria feita entre os organizadores e a TV Integração, afiliada da Rede Globo, que alcança 3 milhões de telespectadores dentro de uma cobertura regional que abrange 2/3 do território mineiro. Essa emissora fará uma ampla cobertura jornalística e chamadas de comerciais em caráter preferencial. .

Resumindo, além do fomento literário, o Elicer se constitui num ótimo espaço para a indústria editorial realizar negócios, por meio de um relacionamento mais próximo com o consumidor, instituições de ensino e governos/secretários de educação da região. Até por isso, consta na programação do evento neste ano a realização de simpósios com presença de gestores públicos.

ACESSO DEMOCRATIZADO

Todas as atividades constantes da programação do Elicer 2017 terão entrada franca e serão realizadas em local de fácil acesso, no Centro de Convenções UniAlgar. O espaço é bem servido de linhas de transporte urbano e tem capacidade para abrigar o público com comodidade e praticidade. Além disso, é um ambiente muito arejado, cercado por uma generosa área verde, e muito bem servido no quesito alimentação. Ao final do evento, haverá ainda a entrega de livros doados no Encontro Literário.

Acessibilidade

O Encontro Literário será programado de modo a não oferecer qualquer tipo de restrição a quem possui mobilidade reduzida, sejam pessoas com deficiência ou idosos. Os espaços previstos para o evento dispõem de rampas de acesso, elevadores e banheiros para deficientes.

 E para melhor executar a acessibilidade, serão contatadas previamente e trazidas como parceiras no Encontro as principais entidades que representam as pessoas com deficiência na cidade de Uberlândia.

Impacto Ambiental

Uma série de medidas será empregada com o intuito de minimizar o impacto ambiental do evento. Dentre elas, podem ser citadas a não utilização de nenhum material de panfletagem, como flyers. Os únicos materiais a serem distribuídos pela organização do evento serão a revista do II Encontro Literário do Cerrado e a programação do evento, ambas impressas em papel reciclável.

Veja Também

Contatos:
Humberto Paes Leme
Pool Comunicação
www.elicer.com.br
elicer2017@elicer.com.br
34. 3235. 7408
34. 99655. 2595
Livro tem
dessas coisas
faz mágica
só com palavras
"
"
Michelle Trevisani

Elicer © 2017

Desenvolvido por Creative Comunicação