Notícias

Cemepe define a presença de 50 mil alunos no Elicer 2017

Em reunião realizada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), em Uberlândia, representantes da instituição e da organização do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) definiram sobre a participação de alunos da rede municipal no evento deste ano. Entre outras definições, ficou decidido a participação de crianças e jovens matriculados no Ensino Fundamental I e II, que compreende 54 escolas e aproximadamente 50 mil alunos.

 

“Há bem da verdade, por força do nosso regulamento, a participação no Elicer está vedada a alunos com idade acima dos 6 anos, por questões de monitoramento e logística. Por isso, a decisão de contemplar a participação de alunos da rede municipal matriculados no Ensino Fundamental I e I, que se enquadram na faixa etária mínima exigida”, afirma Humberto Paes Leme, organizador do evento.

 

A reunião desta segunda-feira no Cemepe, não apenas definiu quais ciclos de alunos irão participar do Elicer 2017, mas também outras questões envolvendo os próprios estudantes e diretoria das escolas. No primeiro caso, entre outras ações, os alunos poderão participar ainda de oficinas de dissertação e apresentação alusivas a obras de autores presentes. E no caso das diretorias, a programação do evento contempla a realização de um balcão de negócios voltado para representantes das caixas escolares e de editoras, onde será facilitada a oferta e compra de livros.

 

Durante a reunião, os representantes do Cemepe foram comunicados ainda sobre o Encontro Mineiro de Secretários de Educação, que sob a coordenação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), irá acontecer dentro do Elicer, nos dias 27 (período da tarde) e 28 (manhã), destinado a secretários de escolas de municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro-Oeste do Estado. Com isso, existe a previsão da participação de secretários de educação e representantes de escolas municipais de mais de 120 municípios das regiões envolvidas.

 

Cemepe - O Cemepe é uma Instituição vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, idealizado por profissionais da Educação com o objetivo de desenvolver programas e projetos de estudos, pesquisa e intervenção pedagógica no cotidiano das unidades escolares, nos espaços das salas de aula e demais espaços educativos.

Liliane Ribeiro, Regina Garcia e Rosane Torquetti, representantes do Cemepe em reunião com o gestor do Elicer, Humberto Paes Leme

Sarau Literário é uma das novidades do Elicer 2017

A organização do Elicer já iniciou contatos para inclusão de um Sarau Literário na programação do evento deste ano. O primeiro convidado para aderir a esse projeto foi o escritor uberlandense Robisson Albuquerque, que também é cofundador da Editora e Produtora Subsolo. Em tese, o objetivo do Sarau Literário vai além do que o nome sugere - uma noite de declamações de trechos de obras literárias. Ele se constitui em algo mais, ouse seja, a proposta é valorizar os autores de Uberlândia e região, propiciando a eles um espaço de exposição dentro do Elicer 2017, onde possam apresentar, a si próprios e suas obras, ao público presente, além de promover uma maior aproximação deles com escritores consagrados em nível nacional.

A próxima a ser convidada para somar forças para realização do Sarau é a também escritora de Uberlândia, Ivone Gomes de Assis, da Editora Assis. Em destaque na foto, os escritores Fernanda de Oliveira e Robisson Albuquerque e o gestor do Elicer, Humberto Paes Leme, durante a primeira reunião para discutir o Sarau Literário.

Comissão Cultural do Elicer em ação

Instalada em maio, a Comissão Cultural do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) já está literalmente de “mangas arregaçadas” apresentando e discutindo ações de complementação da programação do evento. Entre as novidades propostas pela comissão, e cujos contatos já estão sendo feitos, está a realização de uma Sarau Literário, envolvendo escritores do Triângulo Mineiro. A equipe que integra a Comissão Cultural do Elicer conta com seis membros, escolhidos entre pessoas que tenham algum tipo de relacionamento ou afinidade com os meios literário e cultural, obrigatoriamente.

Em destaque, na foto, uma das reuniões da comissão, da esquerda para a direita: Adriana de Sousa, Humberto Paes Leme (organizador do Elicer), Célia Maria Machado, Mônica Cunha, Flávia Fonseca, Fernanda de Oliveira e Ilta Abernaz.

Contatos:
Humberto Paes Leme
Pool Comunicação
www.elicer.com.br
elicer2017@elicer.com.br
34. 3235. 7408
34. 99655. 2595
Livro tem
dessas coisas
faz mágica
só com palavras
"
"
Michelle Trevisani

Elicer © 2017

Desenvolvido por Creative Comunicação